DIA 24 DEZEMBRO PELAS 21H LOCAIS (1h a mais no Continente português e Madeira), MISSA DO GALO, EM DIRECTO DA IGREJA DO MONTE, NA CANDELÁRIA DO PICO. ACOMPANHE-NOS EM www.montetabor.blogs.sapo.pt
Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2009

16 de Janeiro - Tempo Comum - Ano B

LEITURA I                                   Hebr 4, 1-5.11

 

 

«Esforcemo-nos por entrar nesse repouso»

 

 

Irmãos: Embora se mantenha a promessa de entrar no repouso de Deus, devemos recear que algum de vós corra o risco de ficar excluído. Também nós recebemos a boa nova, como os nossos pais. Mas a palavra que eles ouviram de nada lhes serviu, por não estarem unidos pela fé àqueles que a ouviram. Na verdade, nós que abraçamos a fé, entramos no repouso de que Deus falou, ao dizer:: «Porque Eu jurei na minha ira: não entrarão no meu repouso». De facto, as obras de Deus estavam concluídas desde a criação do mundo, pois em certa passagem falou assim do sétimo dia: «Ao sétimo dia Deus repousou de todas as suas obras»; e noutro lugar: «Não entrarão no meu repouso». Apressemo-nos, portanto, a entrar nesse repouso, para que ninguém sucumba, imitando aquele exemplo de desobediência.

 

Palavra do Senhor

 

 

EVANGELHO                                   Mc 2, 1-12

 


«O Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados»

 

 

Quando Jesus entrou de novo em Cafarnaum e se soube que Ele estava em casa, juntaram-se tantas pessoas que já não cabiam sequer em frente da porta; e Jesus começou a pregar lhes a palavra. Trouxeram-Lhe um paralítico, transportado por quatro homens; e, como não podiam levá-lo até junto d’Ele, devido à multidão, descobriram o tecto, por cima do lugar onde Ele Se encontrava e, feita assim uma abertura, desceram a enxerga em que jazia o paralítico. Ao ver a fé daquela gente, Jesus disse ao paralítico: «Filho, os teus pecados estão perdoados». Estavam ali sentados alguns escribas, que assim discorriam em seus corações: «Porque fala Ele deste modo? Está a blasfemar. Não é só Deus que pode perdoar os pecados?». Jesus, percebendo o que eles estavam a pensar, perguntou-lhes: «Porque pensais assim nos vossos corações? Que é mais fácil? Dizer ao paralítico ‘Os teus pecados estão perdoados’ ou dizer ‘Levanta-te, toma a tua enxerga e anda’? Pois bem. Para saberdes que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados, ‘Eu te ordeno – disse Ele ao paralítico – levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa’». O homem levantou-se, tomou a enxerga e saiu diante de toda a gente, de modo que todos ficaram maravilhados e glorificavam a Deus, dizendo: «Nunca vimos coisa assim».

 

Palavra da salvação

 



Homilia Diária

 

 

A esperança que colocamos nos tempos que hão-de chegar, não deve ser apagada nem posta em causa por motivo nenhum.

A Promessa foi feita pelo nosso Deus, e não por palavra humana, se o fosse, teríamos razões para duvidar.

É preciso no entanto, perseverar na fé e nos ensinamentos de Jesus, tento sempre presente a sua vontade ultima: o amor e a libertação dos irmãos, e, para que isso aconteça de verdade, é necessário estarmos sempre em perfeita sintonia com a fonte!

No Evangelho, Jesus mostra o seu poder sobre a vida. Muitas vezes ainda que tenhamos saúde física e/ou espiritual, ou vice versa, há sempre algo em nós que pode ser transformado, melhorado, curado… E esse “algo” é tocado por Jesus, porque, como dizia á pouco, a libertação interior está acima da lei humana.

Jesus mostra isso bem, quando, perante as interrogações dos escribas, revela que não está a lei acima do homem, antes, que esta existe porque o homem débil necessita de disciplina e normas para caminhar. Mas, para o Deus da vida e do amor, o homem primeiro! Naquele caso a lei aprisionava. Jesus revela-se assim, sem medos.

Esta cura, ainda hoje, por força do Espírito pode ser experimentada por cada um de nós, se a pedimos com fé! O nosso Deus, é Senhor dos impossíveis.

Contudo, nós devemos ser imagem deste Jesus no meio dos homens, e para isso, precisamos agir da mesma maneira, colando o homem acima das normas, e numa cultura como a nossa, ás vezes, muitas vezes mesmo, a lei é mais importante que o ser humano. É pois oportuno reavivar esta dignidade humana que foi elevada e redimida pelo sangue precioso de Jesus, e colocar todo o ser humano, no seu devido lugar, isto é: centrá-lo e dignificá-lo segundo e, para, o coração de Deus.

 

* às 18:49

Copyright © 2007 XtoPalavra / Todos os direitos reservados

+Liturgia desta semana

+ Fidelidade ao Evangelho -...

+ A pessoa é o mais importa...

+ SOLENIDADE DE TODOS OS SA...

+ SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO ...

+ SANTÍSSIMA TRINDADE - ANO...

+ O MESSIAS - 6ª feira IX T...