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Quinta-feira, 22 de Maio de 2008

SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

 

 

1ª LEITURA

Deuteronómio 8,2-3.14-16



Recorda-te de todo esse caminho que o Senhor, teu Deus, te fez percorrer durante quarenta anos pelo deserto, a fim de te humilhar, para te experimentar, para conhecer o teu coração e ver se guardarias ou não os seus mandamentos.

Ele te humilhou e fez passar fome; depois, alimentou-te com esse maná, que nem tu nem teus pais conhecíeis, para te ensinar que nem só de pão vive o homem; de tudo o que sai da boca do Senhor é que o homem viverá.

Então, o teu coração se tornaria soberbo e tu esquecerias o Senhor, teu Deus, que te tirou da terra do Egipto, da casa de servidão.

Foi Ele quem te conduziu através desse deserto grande e temível, de serpentes venenosas e escorpiões, lugar árido, onde não há água. Foi Ele quem fez jorrar, para ti, água do rochedo duro.

Foi Ele quem te alimentou neste deserto com um maná desconhecido dos teus pais, para te humilhar, para te pôr à prova e, no futuro, te tornar feliz.




Salmos 147,12-13.14-15.19-20.


Glorifica, Jerusalém, o SENHOR; louva, Sião, o teu Deus.


Ele reforçou os ferrolhos das tuas portas e abençoou os teus filhos dentro de ti;


Ele estabeleceu a paz nas tuas fronteiras e saciou-te com a flor do trigo.


Ele manda as suas ordens à terra, e a sua palavra corre velozmente;


Ele revela os seus planos a Jacob, os seus preceitos e as suas sentenças a Israel.


Não fez assim com nenhum outro povo, não lhes deu a conhecer os seus mandamentos.

 




2ªLEITURA

1ªCoríntios 10,16-17.

O cálice de bênção, que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo?

O pão que partimos não é comunhão com o corpo de Cristo?

Uma vez que há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, porque todos participamos desse único pão.

 

 

 



Evangelho

S. João 6,51-58

 

Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo.»

Então, os judeus, exaltados, puseram-se a discutir entre si, dizendo: «Como pode Ele dar-nos a sua carne a comer?!»

Disse-lhes Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes mesmo a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós.

Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e Eu hei-de ressuscitá-lo no último dia, porque a minha carne é uma verdadeira comida e o meu sangue, uma verdadeira bebida.

Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue fica a morar em mim e Eu nele.

Assim como o Pai que me enviou vive e Eu vivo pelo Pai, também quem de verdade me come viverá por mim.

Este é o pão que desceu do Céu; não é como aquele que os antepassados comeram, pois eles morreram; quem come mesmo deste pão viverá eternamente.»

 

 

 

 

A PALAVRA HOJE

Eucaristia: intimidade dos convidados

 

    Mesmo na sociedade moderna ser hóspede é mais do que entrar na casa e participar da mesa.  Trata-se de tomar parte, de alguma maneira, na intimidade do outro.  Por isso, no acto de hospedar há o mútuo dinamismo do acolhimento de quem oferece o lar e a receptividade de quem acolhe.

    A Eucaristia, enquanto possibilita que hospedemos Cristo em nós, é prelúdio e garantia do que será a nossa realidade futura: Deus que se autocomunica, acolhendo-nos e assumindo-nos para que possamos ser receptivos e acolhedores dele mesmo. 

Por conseguinte, quando o homem hospeda  Cristo e se faz íntimo do seu mistério, na realidade percebe-se atingido e provocado por quem tomou a iniciativa de lhe vencer resistências e barreiras.  Entende-se por que a comunhão eucarística é explicada pelo próprio Jesus com imagens do relacionamento interpessoal, feito de partilha e intimidade.  Tocamos aqui o cerne do mistério da graça e da encarnação redentora, que é o relacionamento amoroso entre Deus e o Homem, elevando-o, transformando-o, santificando-o.

Em suma, a existência cristã, que em uma dimensão ética, atingindo todas as realidades da vida, pela transformação de atitudes, também supõe e exige a mística como experiência do Mistério.  Assim como não basta conhecer a Verdade sem a praticar é incorrecto reduzi-la à razão.   Amando a Verdade, no nível profundo da experiência cultivada intimamente, é que o crente penetra o sentido da Veritas para vivê-la. 

Por isso, a Eucaristia é, neste contexto, o momento privilegiado para se actualizar sempre a exigência da vocação cristã, o vinde e vede (Jo 1,39), apelo para se viver em companhia de Jesus. 

Por força desta união intrínseca, a Eucaristia faz-nos também membros uns dos outros.  Eis a grande intuição paulina: O cálice de bênção que abençoamos não é comunhão com o sangue de Cristo?  O pão que partimos, não é  comunhão com o corpo de Cristo?  Já que há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, visto que todos participamos desse único pão (1Cor 10,16-17).  Que consequências para a sociedade e a Igreja não se dariam, se vivêssemos a mística da comunhão eucarística!  Íntimos do Mistério, criaríamos um mundo mais solidário e irmão, uma Igreja mais unida e fraterna.

 

* às 10:48

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DIOCESE DE ANGRA

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Recebemos este

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Obrigado João,

Deus lhe abençõe!